Unidades Básicas de Saúde intensificam ações de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero aos finais de semana

Unidades Básicas de Saúde intensificam ações de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero aos finais de semana

AdrianeMartins | Destaque

Anuncio

As equipes de todas as unidades básicas de saúde (UBSs) de Cuiabá estão empenhadas na campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e câncer de colo do útero realizando, além das consultas de rotina, exames de citopatológicos de Papanicolau e encaminhamentos para mamografia, Dias D com palestras e distribuição de materiais educativos e brindes para as usuárias. Algumas unidades, como as dos bairros Dom Aquino, Bela Vista/Carumbé, Altos da Serra, CPA 4, Clínica da Família e Residencial Ilza Terezinha Picolli Pagot abriram no sábado (23) para abarcar as pacientes que trabalham durante toda a semana e não têm tempo de procurar a UBS. 

Na UBS do Residencial Ilza Terezinha Picolli Pagot, por exemplo, o ‘Dia D’ do Outubro Rosa foi comemorado juntamente com o mês das crianças, de forma a proporcionar que as pacientes que são mães pudessem levar seus filhos, que participaram das atividades específicas para eles (pula-pula, futebol, queimada, lanches e animadores infantis), ao mesmo tempo em que ficavam livres para prestar atenção nas palestras sobre prevenção aos cânceres de boca, de mama e de colo do útero, que foram oferecidas pela cirurgiã dentista Gitana Moraes e pelas médicas Ana Paula Lesse e Karen Ângelo.

“Este ano aproveitamos o evento do Outubro Rosa para fazer a ação para as crianças, até porque muitas mulheres não tem com quem deixar os filhos. Os servidores do CMEI Paulo Ronan foram nossos parceiros na divulgação para convidar as mães dos alunos para virem fazer o CCO e trazerem as crianças”, disse a gerente da UBS, Welignem Leite da Silva.

Milka Rabelo, 33, compareceu com um filho, que ficou brincando no pátio da UBS; e com uma filha, que assistiu à palestra; e elogiou a ação. “Eu achei muito boa essa iniciativa de abrir no sábado. É uma ação muito importante. Tomara que continue assim”.

A técnica em desenvolvimento infantil, Edileia Rodrigues dos Santos, 46, conta que não tem o hábito de fazer o exame de Papanicolau, mesmo sabendo da importância, que foi reforçada na palestra que participou, seguida da consulta e do exame. “Eu achei interessante. As informações eu já conhecia, mas é bom estar sempre revendo para lembrar da importância de fazer o preventivo porque às vezes cai no esquecimento”. A usuária aprovou o Dia D em pleno final de semana. “Eu achei muito bom porque às vezes as pessoas não tem como vir durante a semana e, sendo num sábado, a oportunidade abrange mais as pessoas que trabalham a semana inteira”, destacou. 

Outubro Rosa no Parque das Águas

Quem também trabalhou nesse sábado (23) foi a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que participou da ação alusiva ao Outubro Rosa em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher, no Parque das Águas. O evento começou às 6 horas, com uma caminhada em prol da prevenção ao câncer de mama e câncer de colo do útero, aulão de muay thai, distribuição de material educativo e serviços de saúde. 

O NASF contribui oferecendo à população que compareceu ao evento: avaliação nutricional, orientações posturais com fisioterapeutas, auriculoterapia, distribuição de mudas de plantas medicinais, disponibilizadas pelo Horto Municipal, juntamente com o guia de uso dessas plantas, elaborado pela equipe de terapeutas e farmacêuticas, além de distribuição de folders.

A equipe do NASF esteve composta no evento por uma assistente social,  duas terapeutas em plantas medicinais, duas terapeutas de auriculoterapia,  três nutricionistas, três fisioterapeutas, duas farmacêuticas e uma psicóloga.

fonte: CELLY SILVA