Travessia de concreto eliminará problema de infraestrutura enfrentado por moradores da região do Aguaçú

Travessia de concreto eliminará problema de infraestrutura enfrentado por moradores da região do Aguaçú

AdrianeMartins | Destaque

Anuncio

A estrutura está em construção e substituirá uma antiga ponte de madeira

A Secretaria Municipal de Obras Públicas planeja entregar até a próxima semana uma nova travessia de concreto na zona rural de Cuiabá. A estrutura começou a ser edificada no início de agosto sobre o Córrego Isabel Vieira, no Distrito do Aguaçu, e substituirá uma antiga ponte de madeira que era utilizada pelos moradores.

Neste momento, o trabalho no local está concentrado na preparação do solo para concretagem da base de apoio. A nova travessia é constituída por oito conjuntos de aduelas 4×4 e está sendo montada na região conhecida como “Forte do Aguaçu”, que é formada por várias comunidades.

Segundo explica o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, a atuação no Isabel Vieira faz parte do planejamento da Pasta de promover a troca de pontes de madeiras por estruturas de concreto, que são definitivas e mais seguras. Segundo ele, essa foi uma das missões dadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

“O prefeito Emanuel Pinheiro sempre tem nos orientado a cuidar da zona rural com o mesmo carinho e dedicação que temos com a área urbana. São regiões que também são formadas por cuiabanos, trabalhadores e pessoas honradas que merecem o olhar do poder público. Nesse caso, a instalação de aduelas é uma alternativa rápida, mais barata e eficiente para demandas de menor porte”, relata Stopa.

Pré-moldadas em concreto armado, as aduelas são consideradas extremamente apropriadas para a demanda do fluxo de água, principalmente durante a temporada de chuvas. Além disso, a fabricação dos pré-moldados seguem as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o que dá maior garantia ao serviço executado.

META SUPERADA

Um levantamento feito pela Secretaria de Obras Públicas demonstra que a gestão Emanuel Pinheiro superou em 260% a meta de construção de travessias de concreto, estabelecida para 2020. De acordo com a Pasta, o planejado para o ano era de 10 novas estruturas, mas os dados apontam que foram edificadas 36.

O número engloba as travessias do tipo bueiro celular, bueiro tubular e ponte de concreto, implantadas tanto no perímetro urbano quanto na zona rural de Cuiabá. Essa é a terceira vez consecutiva que a meta é superada, já que em 2018 foram construídas 21 travessias e, em 2019, o número chegou a 23, demonstrando um constante crescimento. 

FONTE: BRUNO VICENTE