Sete anos após Copa do Mundo governo define pelo BRT

Sete anos após Copa do Mundo governo define pelo BRT

AndreaHaddad | Destaque

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Sete anos após a Copa de 2014, os gestores ainda batem cabeça para definir o novo modal de transporte a ser implementado em Cuiabá e Várzea Grande. Nesta quarta-feira (12), por maioria, o Conselho Deliberativo Metropolitano do Vale do Rio Cuiabá (Codem) aprovou a substituição do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) pelo Ônibus de Trânsito Rápido (BRT), movido à eletricidade. Foram 13 votos a favor da nova solução de transporte. “É do conhecimento de todos que o VLT foi escolhido em cima de corrupção”, dispara o governador Mauro Mendes. O representante da Prefeitura de Cuiabá, Juares Samaniego, votou contra e alegou em matéria publicada no site da Prefeitura que faltam dados técnicos.

O conselho reúne representantes dos poderes Executivos, Legislativo e entidades civis dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Acorizal, Santo Antônio de Leverger e Nossa Senhora do Livramento, que compõem a região metropolitana, e toda a reunião foi transmitida pelo YouTube do Governo de Mato Grosso. Além dos votos favoráveis, a mudança pelo BRT também teve quatro votos contrários e duas ausências.

“A escolha pelo BRT foi antes de tudo técnica, embasada por estudos que apontaram diversas vantagens, como maior economia para sua implantação e viabilidade de projeto. Além disso, a mudança desse modal corrige um erro histórico. Acredito que o Codem traz uma contribuição relevante no contexto do aglomerado urbano da Baixada Cuiabana, e poderá nos auxiliar com diretrizes de políticas públicas que nós poderemos vir a implementar”, disse o governador.

Ao proferir seu voto, Kalil Baracat destacou que já defendeu a continuidade das obras do VLT, quando ainda não era prefeito municipal, mas percebeu a importância da mudança para o cidadão usuário do transporte coletivo, que é quem mais necessita de uma solução de mobilidade urbana.

“Foi definido hoje, através dessa sessão onde o conselho aprovou e agora o Estado vai tomar as medidas cabíveis para realizar a obra. Minha decisão foi baseada nos estudos técnicos, pareceres jurídicos. Inclusive, eu era favorável ao VLT. Defendi isso na minha campanha. Depois de apresentações e estudos, até pelo relatório que apresentei, hoje aprovo o BRT e acho que será mais econômico, flexível e vai atender a região metropolitana”, disse o prefeito.

Kalil Baracat reforçou ainda as dificuldades pelo qual o município de Várzea Grande passou nos últimos anos, em razão da paralisação das obras do VLT e destacou que as obras do BRT vão trazer novo fôlego para a cidade.

Para a implantação do BRT,  o Governo do Estado se responsabilizará pela realização das seguintes obras de infraestrutura: corredor segregado, paradas, estações e terminais, tratamento das calçadas, Parque Linear da Av. Rubens de Mendonça, Centro de Controle Operacional, Garagem Operacional do BRT com subestação de recarga elétrica dos ônibus, sistema de monitoramento e segurança da frota e usuários, sistema de comunicação com os usuários e também pela aquisição dos ônibus movidos à eletricidade.

Os investimentos estimados para o BRT são da ordem de R$ 460 milhões, enquanto o VLT demandaria R$ 763 milhões, situação que  exigiria mais recursos do Governo de Mato Grosso para execução de obras. Já para o usuário do coletivo, o BRT apresenta melhor desempenho operacional e proporcionará maior flexibilidade de operação junto aos ônibus do sistema alimentador dos municípios, permitindo reduzir o número de integrações para os usuários, quando comparado à modelagem da rede com o sistema VLT, dada a possibilidade de uso compartilhado no corredor segregado.

O BRT demandará menor custo e menor tempo de implantação, quando comparado a outros modais. As obras devem durar até 18 meses.

“Será garantido o direito conquistado pelos estudantes, pelos idosos na questão da gratuidade. Isso é de fundamental importância e fez com que chegássemos a esse convencimento da aprovação da substituição de VLT por BRT, que é um compromisso do governo de Mato Grosso – e fazer com que todos os conselheiros tivessem firmeza no seu voto. O BRT é melhor o modelo, pois vai abranger o maior número de bairros, tanto em Cuiabá, quanto em Várzea Grande”, encerrou o conselheiro.

A previsão é de que, com a aprovação da substituição do modal pelo BRT, o governo lance edital para contratação de obras  do BRT até o mês de junho.