Sábado(26), a Vacinação em Cuiabá retornará a normalidade

Sábado(26), a Vacinação em Cuiabá retornará a normalidade

AdrianeMartins | Destaque

Anuncio

Depois da posição negativa quanto a liberação de doses extras da Vacina contra Covid 19 por parte do
Ministro da saúde Queiroga, para Cuiabá e Várzea Grande, a Capital fica dois dias sem poder contar com a vacinação de novos grupos, cumprindo apenas a aplicação da segunda dose. Mas, nesta quinta- feira, dia 24, as 10:20 horas, Mato Grosso recebeu um total 22.850 doses da Janssen e 54.800 doses da CoronaVac.

Para as 15h35, está prevista a chegada de 36.270 doses da Pfizer por um voo da Latam. A vacina Janssen deve ser aplicada como dose única em pessoas entre 55 e 59 anos. Os imunizantes da CoronaVac devem ser aplicados em lactantes. Para as doses da Pfizer,a recomendação do Estado é de que sejam utilizadas em pessoas com comorbidades ou deficiência permanente grave, gestantes, puérperas ou lactantes e trabalhadores da Assistência Social.

Para a vacina CoronaVac, o prazo de aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias. O prazo da segunda dose da Pfizer é de até 12 semanas.

Em entrevista a nossa equipe hoje quinta-feira (24) a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Cuiabá e Coordenadora da Campanha de Vacinação Contra o Covid19 – Valéria de Oliveira, enfatizou,

“as vacinas em Cuiabá são distribuídas através da Secretaria do Estado de Saúde, os repasses do números de doses para cada município são definidos Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que após essa definição fica responsável em carimbar e enviar para os polos de vacinação, onde ficam a disposição da população que efetivou seu cadastro para serem aplicadas. Porém, a grande maioria, não comparece gerando uma seria inadimplência”. A coordenadora também salientou que, mesmo com a falta do comparecimento dos cadastrados para vacinação, o município tem conseguido alcançar um número aproximado de 5000 doses por dia aplicadas. Com essa nova remessa, sábado(26) todos os pontos de vacinação estarão funcionando normalmente.