Programa Cidades Sustentáveis: Prefeitura de Cuiabá institui comissão para acompanhamento de ações

Programa Cidades Sustentáveis: Prefeitura de Cuiabá institui comissão para acompanhamento de ações

AdrianeMartins | Cidades

Anuncio

A Prefeitura de Cuiabá instituiu comissão destinada ao acompanhamento do cumprimento das ações e metas do plano de ação global da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A publicação do ato consta na edição que circula hoje (7), na Gazeta Municipal.

“Cuiabá é signatária do Pacto Global da ONU, uma iniciativa que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças comprometidas e inovadoras. Já estamos em pleno desenvolvimento na construção de ações que irão impactar positivamente à população”, explica o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

Pinheiro explica que a comissão foi criada  considerando o fato da capital ser integrante do Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e ter firmado o compromisso de atender a Agenda 2030, que é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal, atendendo os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), 169 metas e os 10 Princípios do Pacto Global da ONU, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.

O principal objetivo trata do enfrentamento às desigualdades e às mudanças climáticas, utilizando a “Plataforma Cidades Sustentáveis”. A comissão será composta pelas Secretarias de Governo, representada pelo secretário municipal de Governo, Luís Claudio de Castro Sodré; Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (ARSEC), representada pelo superintendente de manejo regulação e fiscalização de Resíduos Sólidos, Alex Vieira de Deus; Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, representada pela secretária adjunta Christiany Fonseca; Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, representada pela secretária adjunta Drª Ana Paula Morelli de Sales; Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), representado pelo secretário adjunto Márcio Puga; Procuradoria Geral do Município, representada pela Procuradora-Chefe de Assuntos Fundiários, Ambientais e Urbanísticos, Dra.Patrícia Cavalcanti Albuquerque.

A Comissão será presidida pelo Secretário Municipal de Governo, Luís Claudio de Castro Sodré e coordenada pelo Coordenador do Pacto Global da ONU em Cuiabá, Alex Vieira de Deus.

O presidente da presente Comissão poderá convocar servidores públicos municipais quando julgar necessário, para auxiliar na execução das atividades e estudos a serem desenvolvidos.

fonte:SECOM