Prefeitura realiza evento que fortalece ações de cuidados e prevenção à depressão e suicídio

Prefeitura realiza evento que fortalece ações de cuidados e prevenção à depressão e suicídio

AdrianeMartins | Destaque

Anuncio

A Secretaria Adjunta de Direitos Humanos, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza entre os dias 29 e 30 de setembro uma ação de sensibilização quanto aos cuidados e formas de prevenção a depressão e ao suicídio. Intitulada como “Setembro Amarelo – Sua Vida Importa”, a campanha foi preparada com uma programação com lives e apresentações no Beco do Candeeiro.

Como início das atividades, acontece nesta quarta-feira (29), a partir das 18h, o 1º Encontro Municipal “Sua Vida Importa”. A transmissão será on-line, via canais oficiais da Prefeitura de Cuiabá como o facebook – https://www.facebook.com/prefeituracba e o Instagram – https://www.instagram.com/cuiabaprefeitura. “Por que precisamos falar sobre depressão e suicídio?” será o tema abordado.

Para participar da discussão, foi disponibilizado um link, sendo necessário efetuar a inscrição com antecedência. Os interessados devem acessar e-eventos.cuiaba.mt.gov.br, para garantir a vaga. O Encontro será conduzido pelo conferencista Manoel Vicente de Barros, psiquiatra e membro da Associação Mato-grossense de Psiquiatria, contando também com a participação do Centro de Valorização da Vida (CVV), e das responsáveis pelas ações de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde.

“O Brasil ocupa a 2ª posição quanto ao número de pessoas que sofrem de depressão no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. É o 1º colocado em casos graves de ansiedade e também, infelizmente, protagoniza as primeiras posições quanto aos índices de Suicídio. Precisamos avançar mais nas condições de prevenção e de combate a Depressão e ao Suicídio. Precisamos nos atentar também em como realmente podemos ajudar quem possa por vezes estar ao nosso lado sendo vítima desse quadro, no qual em grande parte acabamos não percebendo.”, relata a secretária-adjunta de Direitos Humanos, Christiany Fonseca.

Na quinta-feira (30), as atividades ocorrem no Beco do Candeeiro, no centro de Cuiabá. O público contará com a apresentação de retomada do grupo de Hip Hop “Batalhas da Alencastro”, que após dois anos de suspensão das atividades em decorrência da pandemia do coronavírus, prepararam uma edição especial para compor o Setembro Amarelo.

Além da apresentação musical, serão realizadas oficinas, workshop de DJ’s, Técnicas de Plantio de Mudas, além de apresentações culturais com Karol Botelho, declamação de poesias e teatros.

A van do programa Sine da Gente estará no local para efetuar cadastros e encaminhamentos para as oportunidades de emprego disponíveis com as empresas parceiras da Prefeitura de Cuiabá. Uma feira gastronômica com comidas típicas, cuidados com a saúde, atendimento à saúde mental, vacinação contra a gripe, dentre outros.

fonte:CAROLINA MIRANDA