Governo reforça estrutura e realiza 13 mil consultas e exames voltados para saúde da mulher

Governo reforça estrutura e realiza 13 mil consultas e exames voltados para saúde da mulher

AdrianeMartins | Destaque

Anuncio

Consultas e exames ocorrerão ao longo do mês de outubro no Hospital Estadual Santa Casa, com o apoio de uma unidade móvel equipada e adquirida por R$ 3,8 milhões pela SES

O Governo de Mato Grosso lançou nesta segunda-feira (04.10) a Campanha Outubro Rosa 2021, que tem a primeira-dama Virginia Mendes como madrinha. Neste ano, a campanha contará com o apoio de uma unidade móvel de Saúde da Mulher, além da estrutura do Hospital Estadual Santa Casa para realização de 13.064 atendimentos, entre consultas e exames.

“É uma honra ser madrinha dessa campanha que irá atender milhares de mulheres, pois o tratamento precoce salva-vidas”, afirmou a primeira dama que também arrecadou cestas básicas para entregar a todas as pacientes que serão atendidas durante a ação no Hospital Estadual. “Essas mulheres vão realizar o tratamento de saúde que precisam e também levarão o alimento para sua família”, acrescenta.

O Governador Mauro Mendes avalia positivamente a iniciativa e acredita que ela irá contribuir para o tratamento rápido e eficiente do câncer de mama e do câncer do colo do útero. “Muitas pessoas não têm condição de fazer os primeiros exames, tendo em vista que alguns lugares não estão ofertando. Então, o estado de Mato Grosso está mais uma vez dando sua contribuição para cuidar das vidas das pessoas e tenho a convicção que muitas mulheres não vão ter as suas vidas ceifadas se forem diagnosticadas e tratadas adequadamente”, entende o governador.

A unidade móvel que auxiliará o Hospital no atendimento das mulheres foi idealizada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) em 2019 e adquirida pela pasta, por R$ 3.878.000, para iniciar em 2020 as atividades no interior do Estado. Contudo, devido à pandemia pela Covid-19, a implementação do serviço foi adiada.

“Estamos aqui inaugurando esse serviço inovador que idealizamos em 2019, mas não pôde entrar em funcionamento por causa do coronavírus. Agora, que as taxas de contaminação e hospitalização da Covid-19 estão baixas, estamos cumprindo com a nossa promessa e entregando à população um serviço de qualidade, que contribuirá para salvar a vida de mulheres que aguardam há anos por um exame ou consulta ginecológica ou da mama”, ressalta o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Max Russi, participou do lançamento da campanha e parabenizou a gestão estadual pela iniciativa. O parlamentar acredita que, além de investimentos financeiros, a ação também está investindo na manutenção da vida da mulher. “Quando você não trata no início, a chance de perder uma vida é maior, então o maior investimento aqui é no ser humano, principalmente naquelas famílias que mais precisam e não tem condição de pagar por um exame”, pontua o deputado.

Durante todo o mês de outubro, a unidade móvel de Saúde da Mulher estará estacionada no Hospital Estadual e auxiliará na realização de exames preventivos. O Hospital também preparou uma estrutura com recepção, consultórios, box de testagem Covid-19 e aparelhos para exames.

A Campanha ofertará consultas médicas especializadas e exames para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero. A ação será realizada em forma de mutirão, para que milhares de mulheres consigam acesso gratuito a esses serviços, reduzindo também a fila do Sistema Único de Saúde (SUS).

O público alvo são mulheres entre 40 e 69 anos de idade, usuárias SUS. A meta é realizar 1.840 consultas com mastologista, 3.312 consultas com ginecologista, 1.840 exames de mamografia, 3.312 exames de Papanicolau, 1.380 ultrassonografias de mama e 1.380 ultrassonografias ginecológicas. “As mulheres que forem diagnosticadas poderão fazer o tratamento no próprio hospital tendo em vista que a unidade de saúde é referência em oncologia”, informa a diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patrícia Neves.

Participaram do lançamento da campanha Outubro Rosa o deputado estadual Dr. João; o vice-presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Lucas Costa Beber; o Procurador-geral do Estado, Francisco de Assis da Silva Lopes; o prefeito de São José do Xingu, Sandro Jose Luz Costa; os vereadores por Cuiabá Dilemário Alencar e Michelly Alencar; a primeira-dama de Chapada dos Guimarães, Hélia Mello; a secretária Executiva da SES, Kelluby de Oliveira, além das secretárias adjuntas da Saúde Estadual de Gestão Hospitalar, Caroline Dobes; de Finanças e Convênios, Ivone Lucia Rosset; de Regulação, Fabiana Bardi; de Unidades Especializadas, Arlete Maria de Sá Lima;de Atenção e Vigilância à Saúde em exercício, Alessandra Moraes, e de Administração e Aquisições, Cristiane Cruz dos Santos Mello.

fonte:Fernanda Nazário | SES-MT