Educação lança cartilha sobre a pandemia para início das aulas no sistema híbrido

Educação lança cartilha sobre a pandemia para início das aulas no sistema híbrido

AdrianeMartins | Destaque

Anuncio

A distribuição da cartilha aos alunos faz parte das estratégias adotadas pela  Prefeitura Municipal para garantir mais segurança no início dessa nova fase na Rede Municipal

Como parte das estratégias para garantir a biossegurança de alunos e professores no início da volta às aulas nas escolas por meio do sistema híbrido, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer lançou a Cartilha “Coronavírus (Covid-19) e a Volta às Aulas com Segurança”, que será distribuída para todos os alunos da rede pública municipal de Várzea Grande.

Em lançamento simbólico realizado  na EMEB Antônio Joaquim de Arruda, no bairro Cristo Rei, a Superintendente Pedagógica, Luz Marina Coelho, destacou que a cartilha, idealizada pela equipe da Educação Ambiental da SMECEL, foi baseada em uma publicação da Universidade do Rio de Janeiro e adaptada à realidade de nossos alunos. “A cartilha contém texto e ilustrações para colorir, oportuniza através do lúdico, as reflexões sobre os cuidados necessários de prevenção ao Coronavírus no território escolar, podendo ser estendido ao ambiente familiar”, informou.

Para a diretora da escola, Ana Alice Silva, a cartilha reforça os cuidados já implantados na unidade escolar, cuidados individuais e coletivos como uso de máscara, álcool 70%, distanciamento social, uso de garrafinha individual para água, entre outros, uma vez que escola faz parte das unidades atendidas pelo Programa Escola em Tempo Ampliado – ETA, realizando diversas oficinas com os alunos beneficiados no programa.

Alguns alunos foram convidados para o lançamento e receberam a cartilha. A estudante  Ana Sofia, de 7 anos, aluna do 2º ano matutino,  gostou da publicação pelas informações e pela possibilidade de colorir os desenhos.

O aluno Nicolas Gabriel, 7, também do 2º ano matutino, assim que recebeu a sua, fez questão de ler em voz alta para a professora. “Tem muitas informações importantes”, disse.

O secretário Silvio Fidelis reforçou que a distribuição da cartilha aos alunos faz parte das estratégias adotadas pela  Prefeitura Municipal para garantir mais segurança no início dessa nova fase na Rede Municipal. O objetivo é maximizar a informação para reduzir ao máximo o risco de contaminação e transmissão do coronavírus nas unidades escolares. “Além dos materiais informativos/educativos, estamos tomando todas as providências, fornecendo todos os itens de higiene, limpeza, desinfecção e adotando todo o protocolo de medidas biosseguras para que as aulas sejam retomadas gradativamente. Estamos fazendo nossa parte na prevenção, combate e vamos vencer essa doença, garantindo o direito dos alunos de retornarem com segurança à sala de aula”, declarou.

O lançamento ainda contou com a apresentação do Coral da escola e a presença de alguns pais e alunos, respeitando os protocolos de biossegurança.