Data será comemorada com atividades em todos os CRAS de Várzea Grande

Data será comemorada com atividades em todos os CRAS de Várzea Grande

AdrianeMartins | Destaque

Anuncio

Os eventos terão protocolos de biossegurança, como distanciamento, uso de máscara e álcool em gel, e sobretudo, com número reduzido de participantes

Fomentar a discussão sobre a assistência social e questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono, aposentadoria e outras questões referentes ao idoso.  Com esse objetivo a Secretaria de Assistência Social estará realizando, nos Centros de Referência e Assistência Social – CRAS – dos bairros Santa Maria, Cristo Rei, Jardim Glória e São Mateus, rodas de conversas envolvendo esse público alvo.  O evento faz parte das programações alusivas ao Dia Internacional do Idoso, comemorado no dia 1 de outubro.

Como explica a titular da pasta, Ana Cristina Vieira, durante esse mês serão realizados encontros com idosos que participam dos projetos idealizados pela Prefeitura Municipal de Várzea Grande, onde serão discutidas a temática: “Rede Intersetorial de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosas em Várzea Grande”, com a participação de profissionais de diversas áreas que estarão tirando dúvidas e também prestando orientações.

A secretária destacou a importância de se debater políticas públicas que contemplem a ‘melhor idade’, uma vez que esse público tem aumentado nos últimos anos, crescendo também as necessidades dessas pessoas. “É preciso buscar estratégias que garantam que os idosos, homens e mulheres, tenham um envelhecimento com saúde e qualidade de vida”.

A coordenadora do Programa de Atenção Básica, Bernadete Miranda, disse que em função da pandemia, neste ano os eventos em comemoração ao Dia Internacional do Idoso serão realizados de forma descentralizadas, mas seguindo todas os protocolos de biossegurança, como distanciamento, uso de máscara e álcool em gel, e sobretudo, com número reduzido de participantes.  

“Essas medidas foram adotadas para evitar aglomerações e, ao mesmo tempo, para resguardar a saúde dos participantes, uma vez que são idosos e que fazem parte de grupos prioritários. Ainda que todos estejam devidamente vacinados, e com as duas doses em dia, a atenção precisa ainda ser redobrada”, explicou a coordenadora.

Bernadete Miranda disse ainda que ficou a cargo de cada unidade do CRAS, elaborar a sua programação, como palestras, workshops e demais atividades, porém todas devem levar em conta a “Rede Intersetorial de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosas em Várzea Grande”, tema que vem sendo abordado neste ano.

A programação em comemoração ao Dia Internacional do Idoso terá início nesta sexta-feira (1), no Centro de Referência em Assistência Social do bairro Santa Maria, das 9h às 11h. As atividades seguem nos dias 5, 7 e 19 de outubro nos CRAS dos bairros Cristo Rei, Jardim Glória e São Mateus, respectivamente.

Dia Internacional do Idoso: A data foi instituída em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o propósito de sensibilizar a população do mundo para a necessidade de cuidar dos assim chamados pertencentes ao segmento da terceira idade.

Antes, no Brasil, o Dia do Idoso era celebrado em 27 de setembro. Desde 2006 a comemoração passou para 1º de outubro devido à aprovação da Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso, surgindo, na esteira desse processo, o Conselho Nacional do Idoso. Essa legislação deu capilaridade para o Estado brasileiro fortalecer a rede internacional de luta em defesa dos direitos de quem tem mais experiência de vida.

fonte: SecomReporter: Kátia Passos