Cuiabá tem baixa na contaminação e classificação muda para status moderado

Cuiabá tem baixa na contaminação e classificação muda para status moderado

Ruan Cunha | Destaque

Anuncio

Novo panorama epidemiológico da Covid-19 realizado pelo Governo do Estado de MT divulgou que o município de Cuiabá passou do risco alto de contaminação para a classificação de risco moderado. A divulgação foi feita na noite desta terça-feira (11).

Segundo assessoria da Prefeitura da capital, Cuiabá começou a diminuir os casos de Covid-19 há cerca de duas semanas. O marco desta diminuição se deu quando a fila de espera para leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) zerou.

A melhora no quadro epidemiológico da capital é de grande alívio para a população, tendo em vista que no mês de março, o Hospital de Referência à Covid-19 (antigo Pronto Socorro), atingiu 98% de ocupação dos leitos de UTI.

Com os dados atualizados, a taxa de ocupação nesta quarta-feira (12) diminuiu para 44,3% em UTI e zerou a fila de enfermarias pediátricas, sem crianças internadas.

No Hospital São Benedito, também referência ao coronavírus, a taxa de ocupação de UTI alcançou, nesta quarta-feira (12), 41,6%. Menor taxa desde a segunda onda que atingiu o estado.

Foi informado também que diminuiu a quantidade de pessoas acima de 80 anos que se infectaram ou foram internadas por conta do vírus. Vale lembrar que essa faixa etária inclui o único grupo da capital que completou, há mais de um mês, o ciclo de duas doses na campanha de imunização.

No mês de abril 53 pessoas tiveram alta no São Benedito e só nos últimos sete dias 18 pessoas receberam a notícia de que poderiam ir para as suas casas.

“É uma alegria que não cabe no peito. Estamos vivendo em tempos difíceis, mas eu acredito e tenho fé que ainda vamos melhorar mais. Cuiabá se estruturou, ampliou as vagas de UTI, de enfermaria, reorganizou a rede de atendimento para salvar e proteger a vida das pessoas. Nossa campanha de vacinação está fluindo bem, e com a ampliação de novos polos de imunização, a tendência é só diminuir os casos de Covid, não só na nossa Capital, mas no Estado inteiro”, comemorou o prefeito Emanuel Pinheiro. Ele relembrou ainda que até a data de hoje (12), mais de 145 mil pessoas já receberam a vacina na capital.