Conselho de Promoção da Igualdade Racial fortalece ações para conscientização da sociedade

Conselho de Promoção da Igualdade Racial fortalece ações para conscientização da sociedade

AdrianeMartins | Destaque

Anuncio

Em respeito ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial promoverá nesta sexta-feira (19), a partir das 8h, um ‘Café da Manhã Afro’ que contará com a presença de grandes personalidades afrodescendentes.  O evento será realizado na sede da Casa dos Conselhos, em Cuiabá.

A Prefeitura de Cuiabá  – por meio da Secretaria Adjunta de Direitos Humanos –  é parceira do evento.

“Tratar a questão racial é um assunto que gera muito impacto, pois o preconceito ainda prevalece. Não é nada fácil superar a questão e desmistificar o racismo e o preconceito, mas a discussão tem que ser feita. Vai demorar um tempo até que possamos quebrar o preconceito, o racismo, mas não podemos desistir de enfrentar essas questões no nosso dia a dia e a escola assume um papel fundamental nesse processo”, declarou o presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Edvande Pinto de França.

O encontro tem por objetivo o debate sobre o fortalecimento de ações para conscientização da sociedade e estratégias para prevenção e combate ao racismo, sexismo, discriminação, preconceito e demais formas de opressão.

“Encontros como esse são importantes e necessários para traçar meios e respostas a fim de garantir e assegurar os direitos desse público formado por homens e mulheres negras”, pontou a secretária-adjunta de Direitos Humanos, Cristiany Fonseca. “Pretendemos com isso diminuir a discriminação racial ainda presente”, disse a secretária.

“O dia 20 de novembro é um dia de luta. Data que homenageia o nosso grande guerreiro Zumbi dos Palmares. Apesar de ser um assunto já massificado entre a sociedade, o preconceito e discriminação é latente. A data marca a importância das discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade social no país. Devemos sempre falar lembrar dos avanços da luta do povo negro e sobre a celebração da cultura afro-brasileira”, finalizou Edvande. 

O ‘Café Afro’ integra também a programação da Câmara Municipal de Cuiabá- por meio da Agenda Kwanzaa – Mês da Consciência Negra, que reúne atividades culturais realizadas por entidades do movimento negro e pelo Mandato Coletivo pela Vida e por Direitos.

A agenda conta com o apoio das Secretarias Municipais de Cultura, Adjunta de Direitos Humanos e da Mulher e de instituições representativas, como o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR-MT) e o Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (SISMA-MT).

RECONHECIMENTO 

Na última terça-feira (16), no plenário das deliberações do Legislativo Municipal, foi realizada uma Sessão Solene para entrega de Moções de Aplauso a 118 lideranças negras da antiga e da nova geração no Estado pelos serviços prestados na luta da defesa dos direitos da população negra. A secretária-adjunta de Direitos Humanos, Cristiany Fonseca e o presidente do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial foram condecorados com o título.

fonte:CAROLINA MIRANDA