6º polo de vacinação mostra compromisso de imunização da população

6º polo de vacinação mostra compromisso de imunização da população

Ruan Cunha | Cotidiano

Anuncio

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, reiterou durante sua visita ao Senai Porto – 6º polo de imunização contra a Covid-19 – seu compromisso em prol da vacinação da população cuiabana em tempo célere, conforme a chegada de novas remessas de doses. Com isso, ele anunciou que serão vacinados os jornalistas e pessoas que possuem idades abaixo de 59 anos, sem comorbidades, também serão contemplados em breve.

“Dessa forma, quem não tem comorbidade que está achando que vai demorar muito, já tem uma expectativa de quando será vacinado. E como temos as vacinas Pifzer, a Astrazeneca e com a chegada de novas remessas de Coronavac, já é possível vislumbrar essa nova celeridade de imunização da população de Cuiabá”, informou o prefeito.

Eu já determinei à secretaria de saúde, Ozenira Félix, para que faça o levantamento da necessidade de continuar vacinação as pessoas com comorbidades, como orienta o Ministério da Saúde, mas paralelo a isso, irmos vacinando as faixas etárias que não tem comorbidades. Por exemplo, hipertensão, mas vamos vacinar, mas vacinar também todos que tem a faixa de 59 anos, depois 58, 57, 56, independentemente de ter comorbidade ou não. Desta forma cumpriremos com a vacinação do grupo de prioridades, e também estaremos acelerando a vacinação da população por faixa etária, porque aquelas pessoas que não possuem comorbidades também estão ansiosas para serem imunizadas”, informou o prefeito.

O  guia de comorbidade continuará a ser seguido, como sugerido pelo Ministério de Saúde. A Prefeitura também abriu na segunda (17), o pré cadastro para a imunização contra a covid, para pessoas 30 a 39 anos, com comorbidades. Além disso,  a primeira-dama Márcia Pinheiro, anunciou na última semana,  inclusão dos profissionais de assistência social no grupo prioritário para imunização contra COVID-19.

Atualmente estão sendo imunizados pessoas com comorbidades na faixa etária de 40 a 59 anos, além dos profissionais da saúde, pessoas em situação de vulnerabilidade, gestantes e puérperas, acima de 18 anos, com comorbidades, pessoas com a Síndrome de Down, também acima de 18 anos e pessoas com deficiência permanentes, além dos idosos e integrantes das forças armadas.

Além do Senai Porto, a Capital já dispoõe de outros cinco polos de vacinaçã, no Centro de Eventos do Pantanal, Sesi Papa, Sesc Balneário, Assembleia Legislativa e na UFMT (temporariamente suspenso em razão do aguardo de recebimento de vacinas Coronavac).